terça-feira, 31 de outubro de 2023

Que tipo de pessoa gostaria que seu filho se tornasse?

 Hoje sou mãe, e nesse pouco tempo andei pensando sobre o que nós gostaríamos que eles fossem quando crescerem. Já parou para pensar nisso? O que gostaria que seu filho fosse quando crescer? 
Não me refiro a profissão e sim que tipo de pessoa ele seria?
Analisando o hoje, como ele se comporta com você, com as pessoas e nos ambientes externos? Gostaria que o comportamento dele hoje, o refletisse como adulto amanhã?


Por que criamos um filho sem limites?

Por que deixamos fazerem o que quiserem?

Por qual motivo deixamos as crianças gritarem, quebrarem as coisas, serem tão inconevientes, sem respeito algum com os pais e com qualquer outra pessoa?

Vi pessoas fazendo festas e não chamando aqueles que tem filhos com este comportamento em específico, e uma chuva de críticas.

Independente do que essas crianças fazem no seu lar, não quer dizer que deveriam fazer o mesmo na casa dos outros e em qualquer ambiente diferente do seu lar, sabia que não somos obrigados a aturar esse tipo de comportamento? Ninguem é.

Você caro leitor, gostaria de ter suas coisas quebradas? Você gostaria que o filho de outra pessoa fosse na sua casa e quebrasse suas coisas, transfomando sua casa, o ambiente um caos? Por que aqueles que deveriam impor limite e educar, não o fazem?

E o mais louco de tudo isso, é que não pode brigar com essas crianças, os pais não gostam.

O que espera que seu filho seja quando estiver mais velho, caso sua atitude não mude? Acharia legal que ele fosse incoveniente e que ninguém o quisesse por perto? Sem sua intervenção, é isso que irá acontecer, se tornará um adulto sem limites, achando que pode fazer e falar qualquer coisa, tratando as pessoas sem o devido respeito.

Acredita mesmo que iriam querer ele por perto? Ou tê-lo em seu círculo de amizade? Você gostaria de ter pessoas desse tipo em seu círculo de amizade e convívio?

Seja lá o motivo pelo qual teve um filho, gostando ou não, a responsabilidade de ensinar, e educar, sempre será sua, não terceirize essa responsabilidade, pois se quem tem o costume de educar não o fizer corretamente, quem sofrerá as consequências vai ser você. O mal comportamento e atitudes estarão com a criança, onde quer que forem, te causando estresse, irritabilidade e tudo mais.

 Imagino o quão difícil é criar uma criança e o trabalho que temos diariamente para que isso aconteça, como falei no começo, eu também tenho um filho.

Sendo assim, caso este comportamento não seja interrompido em tempo hábil, mais tarde essa sua escolha terá conseguências, impor limite e respeito para um adolescente onde desde criança, não havia consequência para suas atitudes,a batalha será árdua. O adolescente que não tem limite desde criança, dificilmente terá depois, não é impossível, porém será bem mais complicado, do que educar uma criança. As consequências podem ser bem maiores, enquanto eles forem menor de idade, tudo o que fizerem, principalmente se for ilegal, é você quem irá responder, sabia disso? 

Espero que tenha entendido minha mensagem.

Não estou aqui querendo mandar na sua vida, apenas deixando uma pequena mensagem, para que reflita no quão desastroso e caótico seria se vivessemos em uma sociedade sem regras. Criança precisa de regra sim, assim como eu e você precisamos. Todos precisam.

Cuidado ao não educar, sempre colhemos o que plantamos, e neste caso, tenha a certeza da colheita. 

O mundo educa de uma forma mais cruel,ele não vai educar da mesma forma que você. Então, seja você, o primeiro a educar.


Priscila
























Nenhum comentário:

Postar um comentário